Blog do Ataíde

Notícias de interesse social

Senai abre mais de 5 mil vagas gratuitas para cursos técnicos ou de qualificação profissional no DF; veja como se inscrever

Pessoa durante curso de formação do Senai, em imagem de arquivo — Foto: Divulgação/Senai

Por g1 DF

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai) está com mais de 5 mil vagas abertas para cursos gratuitos de qualificação profissional e cursos técnicosO edital foi publicado nesta segunda-feira (11), e as inscrições vão até o dia 11 de dezembro, ou enquanto houver vagas.

As aulas ocorrem nas modalidades presencial, semipresencial e à distância. Os interessados devem preencher um formulário no site do Senai e efetivar a matrícula presencialmente (veja detalhes mais abaixo).

Ao todo, são 5.189 oportunidades:

  • 👷‍♀️ 5.099 em qualificação profissional: cursos de curta e média duração, com o objetivo de inserir o aluno no mercado de trabalho ou permitir a ele uma recolocação profissional. Ao concluir, o aluno recebe um certificado
  • 👨‍🎓 90 em cursos técnicos: cursos de um ano a um ano e meio, que formam profissionais com conhecimentos teóricos, técnicos e operacionais em diversas atividades da indústria. Ao concluir, o aluno recebe um diploma
  • Veja aqui quais são os cursos oferecidos
  • É possível se inscrever em mais de um curso, desde que as aulas aconteçam em turnos diferentes. Os pré-requisitos variam de acordo com a qualificação escolhida por cada candidato.

As aulas dos cursos presenciais e semipresenciais ocorrem nas escolas do Senai no Gama, em Sobradinho e em Taguatinga. Já na escola Sesi/Senai Brasília, localizada no Setor de Indústrias Gráficas (SIG), todas as vagas ofertadas são à distância.

Caso haja quantidade maior de interessados do que o número de vagas disponível, os excedentes vão para uma lista de espera. Para qualquer uma das modalidades, o aluno deve ter presença mínima de 75% nas aulas.

Inscrições e matrícula

 

As inscrições são feitas pelo sitemas as matrículas ocorrem presencialmente, na escola do Senai-DF escolhida pelo candidato no momento da inscrição.

  • ✍️ As vagas serão ocupadas por ordem de inscrição e o Senai entrará em contato por e-mail ou por telefone para convocar os candidatos para confirmação da matrícula, pessoalmente, quando a turma atingir o quantitativo necessário de alunos;
  • 🙋‍♀️ O prazo para comparecer à respectiva escola é de até dois dias úteis após a convocação, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h30Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um dos pais ou do responsável legal.

Para a efetivação da matrícula, é preciso:

  • ✅ Apresentar original e entregar cópia do RG, do CPF e dos comprovantes de escolaridade e de residência;
  • ✅ Para alunos menores de idade, é necessário também o RG e o CPF do responsável legal.

 

Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato com o Senai-DF pelo telefone (61) 4042-6565, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30.

Please follow and like us:
Pin Share

About Author

RSS
Follow by Email