Blog do Ataíde

Notícias de interesse social

Estadão dobra a aposta na guerra contra Lula e na campanha para eleger Milei

Lula, Javier Milei e Simone Tebet (Foto: Washington Costa/MPO | REUTERS/Mariana Nedelcu)

Após publicar fake news sobre empréstimo à Argentina, largamente utilizada nas redes da extrema direita, o jornal insiste nas mentiras e nas meias verdades

 

O jornal Estado de S. Paulo, que publicou uma notícia falsa nesta semana em que atribuiu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva um empréstimo de um banco de fomento internacional à Argentina para tentar prejudicar a candidatura fascista de Javier Milei, redobrou sua aposta no jornalismo de guerra contra o governo Lula e na campanha pela ascensão da extrema direita na Argentina.

Em vez de se desculpar pelo erro, o jornal paulista publicou várias notícias distorcidas em seu site, nesta sexta-feira, tentando corroborar a mentira inicial. Uma delas aponta aportes do governo brasileiro na CAF, outra traz reportagens de jornais argentinos sobre uma suposta ajuda de Lula ao peronismo, uma terceira ataca a ministra Simone Tebet, que desmentiu o jornal, e uma última fala de um suposto ataque hacker sofrido pela jornalista Andreza Metais, que atuou na campanha do jornal contra Lula e pró-Milei.

Hoje, quem está à frente do jornalismo do Estado de S. Paulo é o jornalista Eurípedes Alcântara, que dirigiu a revista Veja no período em que a publicação introduziu o discurso de ódio e o jornalismo de guerra contra forças progressistas no Brasil, como aponta, em artigo, o jornalista Luís Costa Pinto.

Confira como a mentira publicada pelo Estado de S. Paulo foi rapidamente disseminada pelas redes de desinformação da extrema direita:

 

 

Please follow and like us:
Pin Share

About Author

RSS
Follow by Email