Blog do Ataíde

Notícias de interesse social

Valentina Sampaio sobre como construiu sua relação com a moda: “Customizava as minhas roupas”

Valentina Sampaio nos bastidores de InVogue, primeiro livro da Vogue Brasil — Foto: Reprodução

Por Renata Brosina

Antes de estampar campanhas de marcas internacionais, como Armani Beauty e L’Oreal Paris, e ser a primeira modelo transgênero na capa da Vogue francesa, em 2017, Valentina Sampaio já tinha uma relação com a moda. “Desde criança, customizava as minhas roupas e desenhava peças me imaginando dentro delas. Com o tempo, passei a ter vontade de ser estilista e colocar tudo isso em prática”, lembra a cearense, de 26 anos, em entrevista exclusiva para o InVogue, primeiro livro da Vogue Brasil com apoio institucional da Mantecorp Skincare. Valentina começou a faculdade de moda, em Fortaleza, mas precisou pausar os estudos por conta da agenda de viagens e trabalhos como modelo.

Na praia, onde tudo era muito simples, costumava usar camiseta, shortinho ou jeans e chinelos nos pés, um visual prático e fresco para acompanhar o ritmo e o clima da região. A informação de moda, principalmente relacionada às tendências e grandes grifes, não era tão acessível. Por isso, Valentina acabou buscando em personagens dos filmes que passavam na “Sessão da Tarde” a ideia de referência fashion. Uma das mais marcantes? “Brooke Shields, em ‘A Lagoa Azul’, com cabelão, combinava com a minha vibe de mar e natureza.”

A música também serviu de caminho para Valentina buscar inspiração em atitude e, claro, figurinos. “Eu adorava tanto o estilo andrógino de Grace Jones e Boy George”, recorda a modelo, que também acabou criando uma admiração pelos visuais glamourosos e ousados de Beyoncé e Lady Gaga, principalmente as botas usadas pelas estrelas. “Elas me fascinam até hoje. Tenho várias em casa, das versões com brilhos às jeans, como um par que tem um shape de calça feito pela Diesel.”

Valentina Sampaio nos bastidores de InVogue, primeiro livro da Vogue Brasil — Foto: Reprodução
Valentina Sampaio nos bastidores de InVogue, primeiro livro da Vogue Brasil — Foto: Reprodução

“Se eu sigo tendências? Depende. Se eu gostar, né?”, confessa a modelo, que construiu um guarda-roupa composto por, basicamente, itens de alfaiataria, shapes oversized e, para o dia a dia, o clássico “que é infalível”, comenta ela, que tem preferência por uma cartela de cores neutra, com grande destaque para preto e branco. “Acredito que é difícil definir o meu estilo, porque sou uma pessoa que usa um pouco de tudo e, muitas vezes, depende do meu mood'”, compartilha Valentina, que prefere deixar os paetês para os sapatos.

InVogue” estará disponível para download gratuitame

Please follow and like us:
Pin Share

About Author

RSS
Follow by Email