Blog do Ataíde

Notícias de interesse social

Brasil está prestes a enfrentar onda de calor histórica e sem precedentes

Município do Rio de Janeiro (Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)

A MetSul prevê que, a partir de sábado (11), as temperaturas máximas ultrapassarão os 40°C em diversas cidades

247 – O Brasil está às voltas com a iminência de uma onda de calor sem precedentes, com previsões de temperaturas máximas que desafiam as expectativas. De acordo com os alertas emitidos pela MetSul, há a possibilidade de quebrar recordes históricos nos próximos dias, uma situação que requer preparo e atenção, de acordo com reportagem do Olhar Digital.

Essa onda de calor, que se antevê com temperaturas excepcionalmente elevadas, pode levar a termômetros marcando acima dos 45°C em diversas cidades. Ela é resultado de um fenômeno conhecido como “bolha de calor” ou “cúpula de calor”, criada sob uma área de alta pressão, também chamada de anticiclone, que mantém o ar estagnado e aprisionado sobre uma região específica. Isso, por sua vez, eleva drasticamente as temperaturas.

As previsões apontam que, no centro do país, essas condições podem chegar a até 32°C na próxima semana, valores que normalmente são encontrados em regiões do Oriente Médio e do Sudoeste dos EUA durante ondas de calor extremo. Os estados do Centro-Oeste e parte do Sudeste serão os mais afetados por esse fenômeno, com áreas de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o interior de São Paulo inicialmente sob maior impacto. A partir do final de semana, a massa de ar quente se estenderá para mais áreas.

A MetSul prevê que, a partir de sábado (11), as temperaturas máximas ultrapassarão os 40°C em diversas cidades. No Centro-Oeste, interior de São Paulo e partes de Minas Gerais, espera-se que os termômetros alcancem valores entre 42°C e 44°C, com algumas localidades atingindo até 45°C a 46°C ou até mais. Esta onda de calor também se caracteriza por sua durabilidade, indo além das ondas de calor convencionais que duram de quatro a sete dias, podendo persistir por até dez dias ou mais em algumas localidades e chegar a duas semanas em áreas específicas.

Please follow and like us:
Pin Share

About Author

RSS
Follow by Email