A Câmara Legislativa aprovou, em reunião na tarde desta segunda-feira (13), o PL 526/2023, que inclui no calendário oficial de eventos do DF o Dia do Rock Brasiliense
Por unanimidade, a Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC) da Câmara Legislativa aprovou, em reunião na tarde desta segunda-feira (13), o PL 526/2023, que inclui no calendário oficial de eventos do DF o Dia do Rock Brasiliense, a ser comemorado no dia 27 de março, em homenagem ao nascimento do cantor Renato Russo, do Legião Urbana.
De acordo com o projeto, do deputado Ricardo Vale (PT), as atividades culturais e educativas de promoção e valorização do rock brasiliense podem ser realizadas ao longo de todo o mês de março, que fica reconhecido e denominado, no Calendário Oficial de Eventos do Distrito Federal, como Mês do Rock Brasiliense.
Vale enalteceu as bandas dos anos 1980, como Legião Urbana, Plebe Rude e Capital Inicial, ao considerar que o rock está associado à identidade cultural brasiliense. Durante a reunião do colegiado, o distrital disse que a proposta é “um reconhecimento ao legado das bandas, que projetaram o rock brasiliense para o mundo”. O parlamentar lembrou ainda a Lei 5615/2016, de sua autoria, que declara o rock brasiliense como patrimônio cultural imaterial do DF.
Em parecer favorável à matéria, a relatora, deputada Dayse Amarilio (PSB), argumentou que o projeto de Vale vai “reforçar a vocação do DF”. Ambos defenderam o fomento à música e à cultura locais. O projeto segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, depois, para votação pelo plenário.
Participaram da reunião de hoje, transmitida ao vivo pela TV Distrital (canal 9.3) e YouTube, os deputados Gabriel Magno (PT), Dayse Amarilio (PSB), Ricardo Vale (PT) e Thiago Manzoni (PL).
Franci Moraes – Agência CLDF