Blog do Ataíde

Notícias de interesse social

CLDF celebra os 67 anos da Candangolândia nesta quarta (8)

Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

Sessão solene da Câmara Legislativa vai comemorar hoje (08/11)*, os 67 anos da Candangolândia, no Salão Comunitário da cidade, a partir das 19h. Proposto pelo deputado Hermeto (MDB), o evento será transmitido pela TV Câmara Distrital (Canal 9.3) e pelo YouTube.

“Conhecida como cidade-mãe, foi destinada a abrigar os operários que chegavam ao Planalto Central para trabalhar no sonho de Juscelino Kubitschek: transferir a capital do Brasil para o centro do país. Os candangos, como ficaram conhecidos, vieram atrás de uma vida melhor. Atualmente, neste mesmo lugar, vivem pioneiros, filhos de candangos e tantas outras pessoas que comemoram a cidade onde vivem”, ressalta Hermeto.

O deputado explica que atualmente a cidade é considerada parte do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e ainda guarda monumentos, como a primeira escola e a primeira igreja de Brasília, ambos intactos.

“Somente em 1989, a Candangolândia tornou-se cidade, e em 1994, oficializada como Região Administrativa desmembrada do Núcleo Bandeirante. Hoje, com pouco mais de 20 mil habitantes, a cidade mantém características interioranas, com casas de madeira, praças e pessoas conversando em frente às residências”, diz Hermeto.

Foram convidados para a solenidade o administrador da Candangolândia, Marcos Paulo Alves da Silva; o coordenador regional de ensino, Mauro Nunes da Rocha; o Comandante do 25º batalhão, major Jairo Pereira dos Santos; o superintende regional de saúde, Ronan Araújo Garcia; o ex-deputado distrital, Expedito Bandeira; e o líder comunitário, Afonso.

Joás Benjamin (Estagiário) – Agência CLDF

  • Com adaptações.
Please follow and like us:
Pin Share

About Author

RSS
Follow by Email