“Esse reforço é muito bem-vindo”, afirmou a governadora em exercício Celina Leão. “A população precisa, cada dia mais, de forças de segurança pública bem-equipadas. Então, tudo que vier para o Distrito Federal, a gente agradece. E esse reforço não é só em equipamentos. Também estamos recebendo investimento financeiro, com a liberação de um repasse feito pelo FNSP [Fundo Nacional de Segurança Pública].”
O acréscimo no orçamento da segurança pública do DF é de R$ 35,3 milhões, montante que corresponde a 3,5% do valor total do fundo. A verba será destinada ao atendimento de demandas das forças de segurança pública do DF.
Tecnologia aprimorada
“Essa relação estreita, que se traduz em doação de equipamentos, viaturas e verbas, nos ajuda a entregar uma segurança pública de qualidade para a população”
Sandro Avelar, secretário de Segurança Pública do DF
Além do montante, foi pago também um adicional de R$ 3 milhões, referente ao programa Escola Segura. A verba será investida no reaparelhamento da Polícia Militar, com a aquisição de viaturas para o Batalhão Escolar, e no fortalecimento da Polícia Civil, aprimorando tecnologias que garantam mais segurança nas proximidades das escolas.
“A entrega de equipamentos, viaturas e também de recursos financeiros aos estados é uma atividade permanente do Ministério da Justiça e Segurança Pública”, explicou o ministro da Justiça em exercício Ricardo Cappelli. “Nós acreditamos fortemente no Susp, o Sistema Único de Segurança Pública, que promove um trabalho integrado entre o governo federal e as unidades da Federação.”
“Essa relação estreita, que se traduz em doação de equipamentos, viaturas e verbas, nos ajuda a entregar uma segurança pública de qualidade para a população”, observou o secretário. “Temos tido um diálogo excelente com o Ministério da Justiça e Segurança Pública.”