Blog do Ataíde

Notícias de interesse social

“Não foi baderna, foi golpe”, diz Alexandre de Moraes (vídeo)

Alexandre de Moraes e atos golpistas de 8 de janeiro (Foto: STF )

Ministro do Supremo afirma que havia uma ação organizada e financiada para fechar a corte e depor o presidente Lula

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, concedeu uma entrevista à revista Veja, na qual abordou os eventos ocorridos em 8 de janeiro de 2023, quando manifestantes invadiram o Palácio dos Três Poderes em Brasília. Moraes afirmou que não se tratou de um ato de baderna, mas sim de uma tentativa de golpe. Segundo o ministro, as investigações da Polícia Federal e da Procuradoria Geral da República indicam que houve uma ação organizada e financiada para depor o governo eleito e fechar o Supremo Tribunal Federal.

O ministro destacou que, mesmo com a presença de uma ata assinada por autoridades que proibia a entrada dos manifestantes na Esplanada dos Ministérios, houve uma omissão dolosa por parte da Polícia Militar, permitindo a invasão. Moraes ressaltou que as imagens dos carros blindados da Polícia Militar se retirando e permitindo a passagem indicam fortes indícios de crime.

De acordo com Alexandre de Moraes, a Procuradoria Geral da República denunciou oficiais da Polícia Militar por essa omissão. Ele também mencionou que a tentativa de golpe envolveu uma incitação criminosa por várias autoridades públicas, chegando ao ápice nas manifestações de 7 de setembro de 2021.

O ministro esclareceu que, apesar de elementos isolados das Forças Armadas terem aderido à tentativa de golpe, as instituições agiram dentro da democracia. Ele afirmou que a instrumentalização das redes sociais desempenhou um papel crucial na incitação da população. Moraes destacou que nenhum direito fundamental, incluindo a liberdade de expressão, é absoluto e que a instrumentalização das redes sociais foi evidente no dia 8 de janeiro.

Please follow and like us:
Pin Share

About Author

RSS
Follow by Email