Blog do Ataíde

Notícias de interesse social

Ibaneis foi ‘cúmplice’, diz Lula em documentário sobre ataques golpistas de 8/1

Presidente Lula (PT) criticou ação do governador Ibaneis Rocha (MDB), nos ataques de 8 de janeiro de 2023, no DF — Foto: TV Globo/Reprodução

Por GloboNews

O presidente Lula criticou a ação do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), no dia dos ataques às sedes dos Três Poderes, em Brasília. A declaração foi dada pelo presidente à jornalista Julia Duailibi no documentário “8/1: A Democracia Resiste”, da GloboNews, que estreou neste domingo (7).

“Ele é cúmplice disso, concordou com isso, negligenciou, não agiu corretamente. Ele não cuidou que a polícia cuidasse das coisas que estavam acontecendo durante todo o período, todas as manifestações, uma semana antes, uma semana depois. Ele era conivente com o caso”, disse o presidente.

Ao documentário, Lula diz ainda que não há outra medida a tomar além de prender Ibaneis. O governador ficou afastado do cargo por cerca de três meses após uma decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STFAlexandre de Moraes.

TV Globo e o g1 entraram em contato com a assessoria do governador Ibaneis. No entanto, até a publicação desta reportagem, não houve nenhuma reposta sobre a declaração dada pelo presidente Lula.

Exatamente um ano atrás, as sedes dos Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) foram invadidas e depredadas por radicais bolsonaristas que não aceitaram a derrota do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2022 e, na sequência, ver Lula (PT) assumir o poder.

Ao longo do documentário, é possível ver em imagens inéditas a reação de Lula ao saber das invasões. O presidente estava em Araraquara, no interior de São Paulo, e se comunicou por telefone com ministros para definir ações para responder ao ataque.

Please follow and like us:
Pin Share

About Author

RSS
Follow by Email