Blog do Ataíde

Notícias de interesse social

DF recebe 30 mil comprimidos de novo medicamento contra aids e HIV

Medicamento - (crédito: Towfiqu barbhuiya/Unsplash)

O medicamento reúne dois antirretrovirais utilizados no tratamento (dolutegravir e lamivudina) em um único comprimido e será entregue até o final deste mês. Entrega pela Secretaria de Saúde beneficiará 350 pacientes durante ciclo de três meses

 

O Distrito Federal recebeu cerca de 30 mil comprimidos de um novo medicamento para o tratamento de pacientes com aids e HIV, o que permitirá o atendimento a aproximadamente 350 pessoas por três meses. O fármaco reúne dois antirretrovirais utilizados no tratamento (dolutegravir e lamivudina) em apenas um único comprimido. O medicamento começará a ser entregue até o final deste mês.

Assim que começar a ser distribuído, o processo para retirada do remédio é o mesmo. Basta estar dentro dos requisitos estipulados pelo Ministério da Saúde e ir até à unidade de referência.

Segundo o Boletim Epidemiológico divulgado pela SES-DF, entre 2018 e 2022 foram notificados 3.684 casos de infecção pelo HIV e 1.333 casos de adoecimento por aids. O coeficiente de mortalidade por aids no Distrito Federal diminuiu 21,6% em cinco anos — caiu de 3,3 para 2,7 no período. O boletim mostra também redução nos casos de infecção pelo HIV e de aids: uma queda de 9,8 para 7,3 por 100 mil habitantes.

*Com informações da SES-DF
Please follow and like us:
Pin Share

About Author

RSS
Follow by Email