Blog do Ataíde

Notícias de interesse social

Rio de Janeiro recebe primeira reunião ministerial do G20

Lula se pronuncia na União Africana (Foto: Foto: Ricardo Stuckert / PR)

As reuniões serão fechadas, porém os chefes da diplomacia de cada país decidirão se concedem entrevistas à imprensa durante a programação.

 

A cidade do Rio de Janeiro sediará nesta quarta (21) e quinta-feira a primeira reunião ministerial do G20, grupo que reúne as 19 principais economias do mundo, juntamente com a União Europeia e a União Africana, sob a presidência do Brasil.

Este encontro marca o início das atividades preparatórias para a cúpula que reunirá os chefes de Estado e de Governo em novembro, também na cidade do Rio de Janeiro.

Entre os confirmados para o encontro estão o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, e o ministro das Relações Exteriores russo, Sergey Lavrov. Além disso, estarão presentes autoridades dos países convidados e representantes de 12 organizações internacionais.

As reuniões serão fechadas, porém os chefes da diplomacia de cada país decidirão se concedem entrevistas à imprensa durante a programação.

Serão abordados temas importantes da agenda do governo do presidente  Lula , como o combate à desigualdade e a busca por uma nova governança global, em um contexto internacional complexo. Os ministros dos Negócios Estrangeiros também debaterão sobre as atuais tensões internacionais e a reforma dos órgãos de governança global, como o Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Além disso, a situação da guerra entre Israel e o povo palestino será discutida, assim como questões como o conflito entre a Rússia e a Ucrânia e as tensões políticas entre potências como os Estados Unidos, a China e a Índia.

Segundo a programação, será oferecido um jantar aos chanceleres ao final do primeiro dia de reunião, e ao longo do evento serão realizadas reuniões bilaterais ou multilaterais entre os países participantes.

Após a reunião dos chanceleres, terá início o evento “Os países do G20 e a diplomacia dos biocombustíveis” na sexta-feira, também no Rio de Janeiro, no Palácio da Cidade, organizado pela Universidade de Columbia (Estados Unidos), em colaboração com o Climate Hub, Columbia Global Center Rio e a Prefeitura do Rio.

 

Please follow and like us:
Pin Share

About Author

RSS
Follow by Email