Irmãos adotados por casal gay de Rio Claro recebem certidão de nascimento com o nome de dois pais — Foto: Arquivo pessoal
Os cinco irmãos que foram adotados por um casal gay de Rio Claro (SP) para não serem separados, receberam, nesta quinta-feira (14), as suas certidões de nascimento com o nome dos dois pais.
Agora, as crianças são oficialmente reconhecidas como filhos de Daniel Rocha Braz e Jhonatan Williatan da Silva, que faleceu em 2023. Eles receberam seus sobrenomes e passaram a se chamar:
- Douglas Rafael Silva Rocha Braz
- Yarah Vitória Silva Rocha Braz
- Harry Lucas Silva Rocha Braz
- Wendel Alfredo Silva Rocha Braz
- Joao Miguel Silva Rocha Braz
O operador de produção morreu semanas depois de participar do quadro The Wall do Domingão com Huck, da TV Globo. Uma campanha arrecadou mais de R$ 464 mil e ajudou a família a comprar uma casa.
Relembre a história no vídeo abaixo:
O documento chega quatro anos após o início do processo de adoção e um ano após a morte de Jhonatan.
“Eu me encho de orgulho do ser humano homem pai gay incrível que sou, e hoje é o dia da vitória onde tenho em minhas mãos as tão esperada novas certidões de nascimento dos meus filhos em meu nome e no nome do Jhow e tenho a certeza do quão orgulhoso o Jhow está pois essa conquista também é dele, é nossa. Foram dias de lutas, de espera, de desespero, muito choro”, disse em uma rede social Daniel Rocha Braz, pai que há um ano cria as crianças sozinho.
Daniel Rocha Braz e Jhonatan Williatan da Silva adotaram cinco irmãos para que não ficassem separados — Foto: Arquivo pessoal/Daniel Rocha Braz
Ele contou que quando o marido, tutor legal das crianças, faleceu, as crianças viveram o drama da incerteza do seu futuro. Um dos irmãos perguntou a Daniel se ele as iria devolver.
“Falei: ‘meu amor, olha pra mim, não chora. Eu sou seu pai até o fim da vida. Iremos lutar e vencer juntos, pois somos uma família e ninguém aqui irá voltar pra lugar nenhum. Vocês estão comigo, são meus filhos’”, contou.
História com final feliz
Com a certidão de nascimento das crianças constando o nome dos dois pais, a história dessa família tão peculiar, finalmente, tem um final feliz.
Iniciada há quatro anos, a adoção dos cinco irmãos é digna de um roteiro de filme, cheio de ‘plot twist’ e com elementos de conto de fadas, tragédia, drama, suspense e muito amor.
Há exatos dois anos, Jhonatan conseguiu a guarda provisória das crianças que eram seus primos em segundo grau, após a mãe perder o poder familiar. Mas, mesmo antes disso, ele mantinha contato com a família e levava os irmãos para passear e cuidava deles.
Casal gay de Rio Claro adota cinco irmãos em Rio Claro — Foto: Arquivo pessoal
No início, eram apenas quatro, mas no meio do processo de adoção, a mãe das crianças ficou grávida e Jhonatan adotou também o bebê.
Atualmente, os quatro meninos e uma menina, estão com idades entre 4 e 14 anos.
O processo da guarda definitiva estava em andamento quando Jhonatan morreu em março de 2023. O nome dele consta na certidão das crianças em virtude da concessão de adoção póstuma.
Marido decidiu ficar com as crianças
Enfermeiro de Rio Claro conquista casa própria para morar com os cinco filhos após a morte do companheiro — Foto: Arquivo Pessoal
Após a morte de Jhonatan, Daniel conseguiu a guarda provisória dos irmãos, mas existia a angústia pela decisão definitiva, que saiu seis meses depois, após um trabalho na Justiça para manter a família unida e na estrutura na qual convivia nos últimos anos.
Daniel também foi em busca da realização de um sonho que tinha com Jhonatan: conseguir uma casa própria, grande o suficiente para as crianças crescerem bem. O casal havia participado do quadro The Wall do programa Domingão com o Huck semanas antes de Jhonatan morrer, mas não havia conseguido o montante necessário para comprar o imóvel.
Jhonatan e Daniel durante a participação no Domingão com Huck neste domingo (26) — Foto: Reprodução/TV Globo
Mas, por meio de uma vaquinha virtual incentivada pelo apresentador da Globo, foi possível arrecadar mais de R$ 464 mil e comprar a casa.
“Lá na frente, quando eles estiverem adultos e olharem suas certidões de nascimento e ver o nome de dois homens, pais que salvaram suas vidas, se encherão de orgulho por quem os criou e educou”, afirmou Daniel.