Blog do Ataíde

Notícias de interesse social

A catastrófica escassez de alimentos em Gaza significa que a morte em massa é iminente, diz monitor

Crianças palestinas esperam comida preparada em cozinha de caridade em meio à escassez de alimentos, em Rafah, na Faixa de Gaza (Foto: Mohammed Salem / Reuters)

A Classificação disse que 70% das pessoas em partes do norte de Gaza estavam sofrendo o nível mais grave de escassez de alimentos

Reuters – A extrema escassez de alimentos em partes da Faixa de Gaza já excedeu os níveis de fome, e a morte em massa é agora iminente sem um cessar-fogo imediato e um aumento de alimentos para áreas isoladas pelos combates, disse o monitor global da fome na segunda-feira.

A Classificação Integrada da Fase de Segurança Alimentar (IPC), cujas avaliações são baseadas nas agências da ONU, disse que 70% das pessoas em partes do norte de Gaza estavam sofrendo o nível mais grave de escassez de alimentos, mais que o triplo do limite de 20% a ser considerado. fome.

O Ministério da Saúde de Gaza disse que 27 crianças e três adultos morreram até agora de desnutrição. “As ações necessárias para prevenir a fome exigem uma decisão política imediata para um cessar-fogo, juntamente com um aumento significativo e imediato no acesso humanitário e comercial a toda a população de Gaza”, afirmou.

A perspectiva de uma fome provocada por Israel em Gaza suscitou as mais fortes críticas ao país por parte dos aliados ocidentais desde que o país lançou a sua guerra contra os militantes do Hamas, após o seu ataque mortal ao território israelita em 7 de Outubro.

O ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, respondeu que Borrell deveria “parar de atacar Israel e reconhecer nosso direito à autodefesa contra os crimes do Hamas”.

O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, classificou o relatório do IPC como uma “acusação terrível” e disse que Israel deve permitir o acesso completo e irrestrito a todas as partes de Gaza.

Israel, que inicialmente permitiu a entrada de ajuda em Gaza através de apenas dois postos de controlo no extremo sul do enclave, diz que está a abrir mais rotas por terra, bem como a permitir envios marítimos e aéreos. O primeiro barco com ajuda chegou na semana passada.

Please follow and like us:
Pin Share

About Author

RSS
Follow by Email