Blog do Ataíde

Notícias de interesse social

China apresenta o primeiro trem sem trilhos do mundo

mar 22, 2024 #China
A fotografia ilustrativa do ART é de autoria do IStock.

 

A China acaba de apresentar ao mundo o primeiro trem sem trilhos, um marco na evolução do transporte ferroviário. O sistema, denominado Transporte Rápido Ferroviário Autônomo (ART), é equipado com sensores avançados e um sistema de controle centralizado que permite sua operação sem a necessidade de trilhos convencionais.

Diferentemente dos trens tradicionais, o ART se locomove sobre rodas de ferro revestidas de borracha, garantindo uma aderência firme à pista. As sinalizações especiais dispostas ao longo do percurso servem como guia para o veículo, sendo interpretadas por sensores e detectores que garantem sua trajetória precisa e segura. Além disso, o trem conta com um sistema de detecção de obstáculos e pedestres, aumentando sua segurança durante a circulação.

Uma das características mais marcantes do ART é sua sustentabilidade. Totalmente elétrico, o trem pode percorrer até 25 quilômetros com apenas dez minutos de recarga. A China planeja alimentar o ART exclusivamente por fontes renováveis de energia, o que contribuirá significativamente para a redução das emissões de gases poluentes na atmosfera, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

José Roberto Cardoso, professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, destacou a capacidade de atração de investimentos da China e seu pioneirismo na eletrificação dos meios de transporte. Ele ressaltou a parceria entre os centros de pesquisa brasileiros e chineses para a introdução dessas tecnologias no Brasil, evidenciando o potencial de cooperação internacional no desenvolvimento de soluções inovadoras.

Fonte –  TVBRICS

 

 

Please follow and like us:
Pin Share

About Author

RSS
Follow by Email