Blog do Ataíde

Notícias de interesse social

Maioria dos brasileiros é contra o fim da reeleição

(Foto: REUTERS/Amanda Perobelli | Fábio Pozzebom/Agência Brasil)

Segundo levantamento do Datafolha, 58% da população defende a manutenção da possibilidade de reeleição

 

 A discussão acerca do fim da reeleição para presidentes, governadores e prefeitos continua a dividir a opinião pública brasileira, conforme revelado pelo Datafolha. Segundo o levantamento, divulgado pela Folha de S. Paulo, 58% dos eleitores são a favor da manutenção da possibilidade de recondução ao cargo, enquanto 41% preferem vê-la proibida.

A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 16, aprovada em 1997, instituiu a reeleição, mas desde então o assunto tem sido alvo de debates. Atualmente, o Senado brasileiro encontra-se imerso nessas discussões, buscando maneiras de encaminhar o tema. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), figura entre os críticos da reeleição, alegando que ela é uma das principais causadoras dos problemas políticos enfrentados pelo país. Por outro lado, o presidente Lula (PT) posicionou-se contrário à mudança.

Uma das divergências mais notáveis encontra-se entre os apoiadores do PT: 67% deles são favoráveis à manutenção da reeleição. Já os seguidores de Jair Bolsonaro (PL) mostram uma posição próxima à média geral, com 54% a favor da reeleição.

Please follow and like us:
Pin Share

About Author

RSS
Follow by Email