Blog do Ataíde

Notícias de interesse social

Alvo da PCDF, subsecretário da Receita do DF deve ser exonerado

abr 17, 2024
Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

PCDF cumpriu mandados de busca e apreensão contra Sebastião Melchior Pinheiro, na manhã desta 4ª feira (17/4). Ele foi afastado das funções

Alvo da Operação Publicanos, da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), o subsecretário da Receita do Distrito Federal, Sebastião Melchior Pinheiro (foto em destaque), deverá ser exonerado do cargo.

A Justiça afastou o servidor de suas funções nesta quarta-feira (17/4). Ele também foi proibido de acessar as dependências da Subsecretaria da Receita do Distrito Federal (Surec) e da Secretaria de Economia do Distrito Federal.

A investigação aponta que Sebastião, valendo-se do cargo que ocupa, cancelou, de forma célere e sem embasamento, duas Certidões de Dívida Ativa (CDA) do Atacadão Dia a Dia após solicitação da empresa. As CDAs totalizavam o valor aproximado de R$ 13 milhões.

A PCDF cumpriu três mandados de busca e apreensão contra o servidor do alto escalão suspeito de infringir dever funcional.

As medidas são cumpridas na casa do investigado, na sede da Surec e em outro setor da Secretaria de Estado de Economia do Distrito Federal.

A investigação é conduzida pela Delegacia de Repressão à Corrupção (DRCor), vinculada ao Departamento de Combate a Corrupção e ao Crime Organizado (Decor), com o apoio do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, por intermédio da Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Tributária (Pdot).

“A polícia destaca que há inegável prejuízo ao erário e benefício ao referido contribuinte ante o cancelamento, pois, além de atrasar o recebimento dos tributos pelos cofres públicos, vez que as CDAs são títulos executivos extrajudiciais que permitem ajuizamento pela Fazenda Pública da respectiva ação de execução, fere o princípio da isonomia, trazendo vantagem indevida para esse contribuinte em relação aos demais que obtiveram desfechos diferentes em situações idênticas”, ressaltou a PCDF.

A conduta também impede a apuração criminal, uma vez que o cancelamento afasta a materialidade de eventual crime tributário.

Segundo a PCDF, as buscas têm como objetivo a consolidação e o robustecimento dos elementos probatórios já coligidos para conclusão do inquérito em andamento, visando arrecadar maiores elementos de prova, além de apurar o possível envolvimento de outras pessoas e outras ações similares praticadas pelo servidor.

Please follow and like us:
Pin Share

About Author

RSS
Follow by Email