Deputada estadual mineira assume a pasta após exoneração de Silvio Almeida, acusado de assédio sexual e moral
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que Macaé Evaristo, deputada estadual de Minas Gerais pelo PT, será a nova ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania. A parlamentar substituirá Silvio Almeida, que foi exonerado na última sexta-feira (6) após denúncias de assédio sexual e moral, acusações que ele nega. A nomeação oficial de Macaé deve ocorrer em breve.
A nova ministra, que esteve no Palácio do Planalto nesta segunda-feira (9), é formada em Serviço Social, tem mestrado em Educação e atualmente cursa doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Macaé Evaristo também é professora da rede municipal de Belo Horizonte e possui uma longa trajetória na gestão educacional e em políticas de diversidade e inclusão.
Além de ocupar cargos na Secretaria de Educação de Belo Horizonte e Minas Gerais, Macaé foi Secretária de Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação. Sua experiência na área educacional e em projetos de escolas indígenas a destaca como uma figura comprometida com a inclusão social e os direitos humanos.