A Câmara Legislativa do Distrito Federal celebra, nesta segunda-feira (30), às 19h, o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. O objetivo da solenidade, de autoria do deputado Robério Negreiros (PSD), é conscientizar a respeito da inclusão de pessoas com deficiência (PCDs) na sociedade e combater o capacitismo.
Segundo o parlamentar, a iniciativa reconhece conquistas e desafios na luta por uma sociedade mais inclusiva. Negreiros destaca, ainda, que o evento é uma oportunidade de participação popular na construção de políticas públicas voltadas para melhorar a qualidade de vida de PCDs.
“O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, mais do que um reconhecimento das barreiras físicas enfrentadas por essas pessoas, é um chamado à ação para garantir que suas necessidades de saúde mental sejam atendidas de maneira inclusiva e compassiva”, enfatiza Negreiros.
Luta por direitos
Comemorado anualmente em 21 de setembro, o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi instituído pela Lei Federal 11.133/05. A história da comemoração remonta a 1980, quando o Movimento pelos Direitos das Pessoas com Deficiência (MDPD) discutia reivindicações por cidadania e inclusão social de PCDs.
No fim da década de 1980, Cândido Pinto de Melo, ativista e um dos fundadores do MDPD, propôs 21 de setembro para celebrar a iniciativa por ser próxima ao início da Primavera (23 de setembro) e coincidir com o Dia da Árvore, datas que, não apenas representam o renascer das plantas, mas também simbolizam o sentimento de renovação social.
Agência CLDF