Blog do Ataíde

Notícias de interesse social

CLDF realiza audiência pública sobre possibilidades para implantação da tarifa zero no transporte do DF e regiões do Entorno

Evento será realizado nesta terça (13), às 10h, no plenário da CLDF

 

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realiza, nesta terça (13), às 10h, uma audiência pública para debater as possibilidades para implantação da tarifa zero no Sistema de Transporte Público Coletivo do Distrito Federal e regiões do Entorno. De iniciativa da Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana (CTMU), o evento discutirá formas de financiamento que possam viabilizar a implementação da tarifa zero.

Para o presidente da CTMU, o deputado distrital Max Maciel (PSol), é fundamental que o governo do DF, que já financia 70% do sistema de transporte coletivo do DF, estabeleça o direito à cidade como prioridade, garantindo o acesso da população aos espaços e equipamentos públicos, culturais, de trabalho e de lazer. “O valor da tarifa sobrecarrega a situação financeira de muitas famílias e contribui para a restrição de acesso a oportunidades de emprego e educação, reforçando as diversas desigualdades sociais”, explica o parlamentar

O distrital Max Maciel também ressalta que a tarifa zero não visa apenas a população do Distrito Federal. “É fundamental incluir nesse debate a população que mora no Entorno, porém trabalha, estuda e/ou desempenha outras atividades essenciais em regiões administrativas de todo o DF. Precisamos garantir o acesso e a inclusão social ao sistema de transporte público coletivo também dessas pessoas”, acrescenta.

O deputado é autor do PL nº 362/2023, que estabelece a criação do Fundo Distrital de Transporte Público e Mobilidade Urbana com o objetivo de catalisar recursos para assegurar o custeio da tarifa e o investimento necessário para melhoria do serviço. No âmbito da Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana, o parlamentar também é autor da Subcomissão Tarifa Zero, que realiza e acompanha os estudos sobre modelos econômicos e financeiros de financiamento da tarifa zero.

Please follow and like us:
Pin Share

About Author

RSS
Follow by Email