Blog do Ataíde

Notícias de interesse social

Comissão de Transporte da CLDF visita cidade com tarifa zero

Formosa (GO) implementou a gratuidade no transporte público em 2021

Distante 79 km de Brasília, o munícipio de Formosa, um dos dez maiores de Goiás, implementou a tarifa zero no transporte público coletivo em 2021. Desde então, o número de passageiros aumentou e os impactos tem sido positivos na região. A Comissão do Transporte e Mobilidade Urbana da CLDF visitou a cidade, nesta sexta (16), para conferir a experiência de perto.

Os deputados distritais Max Maciel (PSol) e Pepa (PP), presidente e membro do colegiado, respectivamente, foram recebidos na prefeitura de Formosa (GO). Max destacou a importância da iniciativa. “Pagar pela tarifa no transporte público é uma forma de excluir os mais empobrecidos, principalmente os pretos e periféricos, de viverem à cidade. A tarifa zero é uma maneira de diminuir essa desigualdade e garantir o acesso da população a outro direitos fundamentais, como a saúde e a educação”, disse o parlamentar.

Já o deputado Pepa, um dos membros da Comissão de Transporte, ressaltou que a implementação da tarifa zero no munícipio de Formosa (GO) é um marco. “A gente sabe que a dinâmica no Distrito Federal é diferente de um munícipio, mas precisamos inovar e ser exemplo no DF”. O distrital também acrescentou que o objetivo da visita é buscar esse conhecimento para que a tarifa zero seja, um dia, uma realidade no DF.

A primeira-dama e a secretaria de desenvolvimento social do munícipio de Formosa (GO), Caroline Marques, falou sobre os impactos positivos da tarifa zero na região. “São três pontos positivos: social, econômico e ambiental. Social porque a população pode acessar outros serviços, como a saúde e a educação. Econômico porque esse dinheiro retorna com o cidadão acessando o comércio. Ambiental porque diminui a quantidade de veículos nas ruas”, disse a primeira-dama

3º seminário internacional sobre tarifa zero

A visita a cidade de Formosa (GO) também faz parte da programação do 3º Seminário Internacional Sobre Tarifa Zero. Com o tema “transporte como direito e caminhos para a tarifa zero”, o evento está realizando diversas atividades em Brasília desde a última terça (13). No munícipio de Goiás, os participantes do seminário e a Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana da CLDF tiveram a oportunidade de passar um dia na cidade e conhecer de perto a experiência da tarifa zero na cidade, andar em uma das linhas que operam na região, visitar a garagem dos ônibus e debater o assunto com autoridades e especialistas.

Please follow and like us:
Pin Share

About Author

RSS
Follow by Email