Blog do Ataíde

Notícias de interesse social

Lula critica posição de Boric sobre a guerra da Ucrânia: “Jovem sequioso e apressado”

Presidente Lula. Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou o presidente chileno, Gabriel Boric, por seu posicionamento sobre a Rússia durante a cúpula da Celac-UE. Lula chamou Boric de “jovem sequioso e apressado” e destacou que ele não tem o costume de participar de cúpulas internacionais. O petista enfatizou que não concorda com Boric e elogiou a reunião, afirmando que foi extraordinária.Sequioso é uma palavra que significa sedento.

“Eu não tenho porque concordar com o Boric, é uma visão dele. Eu acho que a reunião foi extraordinária. Possivelmente, a falta de costume de participar dessas reuniões faz com que um jovem seja mais sequioso e mais apressado, mas as coisas não são assim”, disse.

As declarações de Lula ocorreram na manhã desta quarta-feira (19), durante coletiva de impresa em Bruxelas.

Gabriel Boric
Foto: Reprodução

Gabriel Boric havia pedido uma postura mais firme dos países latino-americanos em relação à invasão russa na Ucrânia.

“Estimados colegas, hoje é a Ucrânia e amanhã pode ser qualquer um de nós. Não duvidemos disso devido à complacência que se pode ter em um momento ou outro com qualquer líder”, disse o presidente chileno na última terça-feira (18).

A declaração conjunta emitida pela cúpula abordou o conflito, mas sem termos hostis à Rússia, e houve uma ressalva por parte da Nicarágua.

Lula negou que tenham sido discutidos exaustivamente os termos sobre a guerra na Ucrânia e considerou a cúpula a mais madura da qual já participou, compreendendo que nem todos os países têm a mesma visão e pressa.

“Ontem a gente estava discutindo a visão de 60 países. E portanto a gente tem que compreender que nem todo mundo concorda com a gente. Nem todo mundo tem a mesma pressa e visão sobre a mesma coisa. Então eu acho que a reunião foi muito importante”, disse o presidente brasileiro.

Please follow and like us:
Pin Share

About Author

RSS
Follow by Email