A China e a Rússia partilham a mesma posição sobre a questão palestina
A China está pronta para manter a comunicação e a coordenação com a Rússia a fim de cooperar para acalmar conflito entre Israel e os palestinos, disse o seu enviado especial para o Oriente Médio após se reunir com o seu homólogo russo esta semana, informou a mídia estatal chinesa.
A China e a Rússia partilham a mesma posição sobre a questão palestina, disse Zhai Jun após se reunir com o representante especial da Rússia para o Oriente Médioe os países africanos em Doha, no Qatar, na quinta-feira (19).
“A razão fundamental para a atual situação no conflito entre Israel e os palestinos é que os direitos nacionais legítimos do povo palestino não foram garantidos”, disse Zhai.
Zhai, que se reuniu com os representantes da Liga Árabe no sábado passado e com o embaixador de Israel na China na terça-feira, disse que a China não tem interesses “egoístas” na questão palestina.
A Rússia disse na quinta-feira que estava coordenando estreitamente a sua política no Médio Oriente e Norte da África com a China, para o conflito de Israel, bem como para outras crises nessas regiões.