Blog do Ataíde

Notícias de interesse social

Chegada do World Trade Center aquece mercado tecnológico e empresarial

A chegada do WTC a Brasília trará renovação econômica, criação de emprego e a integração do DF na malha empresarial global | Fotos: Joel Rodrigues/ Agência Brasília

Empreendimento terá área de 85 mil m² e contará com áreas residenciais, de hotelaria, centro de convenções e corporativo

 

Thaís Miranda, da Agência Brasília | Edição: Vinicius Nader

Maior organização fomentadora de comércio internacional do mundo, o World Trade Center (WTC) vai ganhar mais uma sede. A capital federal receberá uma estrutura completamente inovadora, moderna e interativa em 85 mil metros quadrados a ser construída no Parque Tecnológico de Brasília (Biotic). A novidade foi anunciada durante cerimônia de lançamento no Biotic, nesta quinta-feira (9). Com orçamento previsto de R$ 728 milhões, o complexo de investimentos começará a ser erguido em janeiro de 2024 e abrangerá áreas residenciais, hotelaria, centro de convenções e corporativo.

No Brasil, a rede de negócios opera somente em São Paulo, mas outras unidades do WTC estão sendo construídas em Curitiba (PR), Joinville (SC), Porto Alegre (RS), Sinop (MT) e Brasília. Na capital do país, a promessa é de renovação econômica, criação de oportunidades de emprego e a integração do Distrito Federal na malha empresarial global.

“Estamos muito felizes e satisfeitos porque esse empreendimento vai alcançar inovação para o Distrito Federal. Hoje, podemos afirmar que o Biotic é um projeto que deu certo. Com o World Trade Center vamos atrair mais empresas e projetos do mundo todo. Com as obras que se iniciam ano que vem, teremos geração de emprego e, quando começarem as operações, mudaremos a matriz da economia do DF”, defendeu o presidente do Biotic, Gustavo Dias.

De acordo com o projeto arquitetônico apresentado na cerimônia, o World Trade Center Brasília seguirá os padrões do Distrito Federal. Com total de 85 mil m², a área a ser construída prevê 27 mil m² de área residencial, capacidade para receber aproximadamente 20 mil habitantes — o equivalente à população residente no Park Way —, 33,5 mil m² de lajes corporativas, 8 mil m² para um salão de convenções e 10,5 m² para hotelaria.

Segundo o presidente da Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap), Izídio Santos, a ação coordenada dos órgãos do GDF foi o que viabilizou a chegada do WTC em Brasília. “Para chegar a este ponto, existem várias pastas de governo focadas nas aprovações dos processos, como Secretaria de Habitação (Seduh-DF) e Instituto Brasília Ambiental. São vários órgãos integrados em aprovar tudo que a gente precisa neste momento”, detalhou Santos.

Brasília no cenário internacional

Gustavo Dias: “As empresas querem estar perto do centro político concentrado no Distrito Federal. A nossa localização geográfica é o grande diferencial para que as pessoas queiram investir aqui”

Na vanguarda do desenvolvimento urbano e político, Brasília se reinventa como epicentro de negócios internacionais com o anúncio do início da construção do World Trade Center. O empreendimento representa uma ponte entre o mercado local e o global, proporcionando às empresas brasilienses um alcance internacional por meio da extensa rede do grupo, presente em mais de 90 países. A presença da organização é um convite a investimentos estrangeiros, colocando a capital no radar de importantes players globais.

“Nós somos a capital do país. Somos o maior consumidor de tecnologia do Brasil. É aqui onde temos as sedes das embaixadas e onde os ministros de estado e outras autoridades moram. As empresas querem estar perto do centro político concentrado no Distrito Federal. A nossa localização geográfica é o grande diferencial para que as pessoas queiram investir aqui”, detalhou Dias.

Localização estratégica

O Biotic está situado em uma área de 121,5409 hectares entre a DF-003, o Parque Nacional e a Granja do Torto. A legislação atual suporta o desenvolvimento deste hub inovador, disponibilizando terreno com potencial de expansão para acolher uma miríade de empresas e centros de pesquisa.

A Universidade do Distrito Federal (UnDF) também contará com uma instalação no parque tecnológico. O campus da Granja do Torto vai abrigar as faculdades de engenharia, tecnologia e inovação e a reitoria. No local, serão investidos R$ 56 milhões. O espaço terá laboratórios multiuso para o desenvolvimento de pesquisas de alta tecnologia, em associação com grandes centros do país e do mundo.

 

Please follow and like us:
Pin Share

About Author

RSS
Follow by Email