Blog do Ataíde

Notícias de interesse social

Estresse de fim de ano: como evitar a ansiedade no mês de dezembro?

ansiedade, depressão, aumento da tristeza e do sentimento de culpa

Mulher coloca as mãos na cabeça e franze o cenho, como se estivesse estressada, em imagem de arquivo — Foto: David Garrison/Pexels

Acúmulo de cansaço do ano que passou, preocupações – com festas, presentes e dinheiro –, além da ansiedade com um novo ano que se inicia. Você já sentiu os efeitos do excesso de estresse em dezembro? Se a resposta for sim, saiba que não é o único e nem a única.

Segundo a psicóloga Ana Maria Rossi, presidente do International Stress Management Association no Brasil (ISMA-BR), o estresse de fim de ano começa na segunda semana de novembro e costuma terminar apenas na primeira semana de janeiro. Estudos da ISMA mostram que a tensão em dezembro, se comparada aos outros meses do ano, aumenta em média 75%.

“O que causa o aumento de estresse é que existe uma sobrecarga adicional nessa época do ano, inclui trabalho, vida pessoal e família. Natal é mais propenso a tristeza, depressão e culpa. […] No Ano Novo a gente pode pensar mais em ansiedade”, diz.

 

Na pesquisa da International Stress Management Association no Brasil, feita em 2019, foram entrevistadas 678 pessoas com idade entre 25 e 55 anos. Veja as respostas sobre como se sentiam no fim de ano:

  • 75% ficam mais irritadas 😡
  • 70% mais ansiosas 😰
  • 80% sentem a tensão no corpo 😬
  • 38% têm problemas para dormir 👀

 

As mulheres são mais afetadas, segundo Ana Maria Rossi. De acordo com a psicóloga, há, em média, 82% de nível de estresse afetando as mulheres contra 75% relacionado aos homens.

“Mulheres são mais vulneráveis que os homens porque acumulam mais responsabilidades”, diz Ana Maria Rossi.

 

Sintomas da irritação de fim de ano

 

Estresse de fim de ano pode estar relacionado ao acúmulo de tarefas a serem realizadas

Pessoas que sofrem com o estresse do fim de ano têm problemas físicos, emocionais e comportamentais, segundo a psicóloga Ana Maria Rossi.

  • Físicos: dores musculares, dor de cabeça, no pescoço, nos ombros, nas costas, nos maxilares, agravamento do bruxismo, aumento dos problemas de sono, problemas gastrointestinais
  • Emocionais: ansiedade, depressão, aumento da tristeza e do sentimento de culpa
  • Comportamentais: aumento da medicação, do consumo de bebidas alcóolicas e de comidas calóricas e gordurosas

 

Natal x Ano Novo

 

Em relação aos aspectos emocionais, o estresse de fim de ano pode desencadear diferentes sentimentos nas duas festas separadas por sete dias em dezembro: o Natal e o Ano Novo. Segundo a psicóloga Ana Maria Rossi, o Natal, que é visto como uma celebração, uma comemoração e a reunião de familiares e amigos, pode despertar tristeza, depressão ou culpa.

“Quando a pessoa não tem mais amigos, quando familiares já não estão mais por aqui, ela tende a ficar mais deprimida. Se ela focar nas perdas pode ter mais problemas, se ruminar aquilo, pode ficar deprimida e aí já não é mais tristeza, é um patamar adiante”, diz a psicóloga.

 

Já em relação ao Ano Novo, há um sentimento maior de ansiedade por conta da definição de metas e realização de objetivos estabelecidos no último ano. “Se a pessoa não tiver auto estima elevada, infraestrutura emocional forte ela pode se sentir ansiosa e culpada também”, afirma Ana Maria Rossi.

 

É recomendado fazer metas para o próximo ano?

 

A especialista em estresse explica que, dependendo do perfil da pessoa, se ela planeja e nunca cumpre, não vale a pena. No entanto, Ana Maria Rossi dá algumas dicas para quem pretender organizar as metas:

  • Objetivos realistas e tangíveis
  • Monitorar o andamento das metas gradualmente
  • Quantificar o processo
  • Gratificar pelas conquistas de cada passo

 

Além disso, a psicóloga destaca que um mapa de visualização, com colagens de imagens e figuras fazendo referências às metas, é um ferramenta importante para guiar a trajetória até a conquista dos objetivos.

“É uma técnica importante e muito poderosa. É a mais poderosa para mudanças porque neurologicamente o nosso cérebro não diferencia o que é real e o que é imaginário imaginário. […] É possível fazer a pessoa focar no que ela quer. […] Essa técnica de visualização é fantástica”, diz.

 

Como evitar o estresse de fim de ano?

O importante é pensar em uma estratégia, explica a psicóloga Ana Maria Rossi. Confira algumas dicas:

  • Realizar atividades prazerosas: exercício físico, trabalhos manuais
  • Ensaiar ou planejar comportamentos que queira mudar
  • Estabelecer limites para gastos
  • Manter a atenção no presente e no que está acontecendo agora
Please follow and like us:
Pin Share

About Author

RSS
Follow by Email