Blog do Ataíde

Notícias de interesse social

Ibaneis vai à Câmara para abertura do ano legislativo

Ibaneis pretende fazer um pronunciamento prestando contas dos investimentos em obras e projetos para o novo ano.

O governador Ibaneis Rocha confirmou na tarde desta quarta-feira, 31, que comparecerá às 15h de hoje à abertura dos trabalhos da Câmara Legislativa em 2024. Estará com auxiliares próximos, inclusive o time da economia.

Ibaneis pretende fazer um pronunciamento prestando contas dos investimentos em obras e projetos para o novo ano.

Dará ênfase especial às medidas tomadas contra o surto de dengue, entre elas a contratação de agentes de saúde para o combate à epidemia.

Com essa movimentação o governador também esvaziará manobra de distritais que pretendiam aproveitar a retomada das sessões para derrubar vetos aplicados pelo Buriti a despesas colocadas pelos parlamentares no orçamento para este ano.

O veto abrange R$ 181 milhões, quase todos recursos destinados à própria Câmara. De acordo com o ato do governador, são despesas “contrárias ao interesse público”.

Maioria do Buriti está valendo

A agitação dos distritais sobre a derrubada desse veto chegou a criar expectativas de algum ruído na sessão de abertura.

A reação rápida de Ibaneis e seu time, porém, esvaziou qualquer veleidade de rebelião. A pressa geral na tomada de medidas contra a dengue garante que elas serão prioridade.

A oposição poderia alegar que o novo projeto não poderia tramitar enquanto a Câmara não deliberar sobre emenda vetada que versa sobre isso e que, por aguardar apreciação do veto, ainda está legalmente em tramitação. Mas dificilmente esse tipo de alegação prevaleceria.

Novo dono do caixa

De todo jeito, tanto o veto quanto a postura firme do Buriti tornaram claro para os distritais qual o significado da reunificação das secretarias da Fazenda e do Planejamento.

Evidenciaram que o governo brasiliense tem um novo controlador da chave do cofre, o secretário Ney Ferraz. Ele até poderá receber os distritais, tomar cafezinho com os parlamentares, mas sua função será garantir o caixa.

Please follow and like us:
Pin Share

About Author

RSS
Follow by Email