Blog do Ataíde

Notícias de interesse social

Além da Justiça: Vacinação e Exames Reforçam Compromisso com as Mulheres no Dia da Mulher da DPDF”

O Dia da Mulher da Defensoria Pública do DF ocorre na primeira segunda-feira de cada mês e promoveu 4,6 mil atendimentos em 2023 | Foto: Divulgação/DPDF

 

A primeira edição de 2024 do Dia da Mulher promovido pela Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) oferecerá uma variedade de serviços voltados para as mulheres. A ação mensal, realizada desde o ano passado, acontecerá nesta segunda-feira (5) no Nuclão da DPDF, no Setor Comercial Norte (SCN), Quadra 1, Edifício Rossi Esplanada Business, próximo ao Hospital Regional da Asa Norte (Hran).

Dentre os serviços disponíveis, a Secretaria de Saúde (SES-DF) fornecerá vacinação contra hepatite B, tríplice viral (rubéola, caxumba e sarampo), febre amarela e DT (difteria e tétano). Além disso, serão oferecidos 100 exames de aferição de pressão ocular pelo Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB), e o Serviço Social do Comércio (Sesc) realizará mamografias, exames citopatológicos, inserção de dispositivo intrauterino (DIU), atendimentos odontológicos e consultas médicas.

A ação contará ainda com a presença de diversos parceiros, como o Instituto Sabin, que distribuirá vouchers de exames laboratoriais preventivos, e a oferta de orientação jurídica e serviços das Iniciais de Família e de Fazenda Pública pela DPDF. Haverá distribuição de materiais sobre violência doméstica contra as mulheres pelo Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT).

Além disso, a Secretaria da Mulher (SMDF), o Serviço Nacional de Aprendizagem Profissional (Senac), a Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab), a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e outros órgãos oferecerão uma variedade de serviços, desde orientações profissionais até atendimento psicossocial para vítimas de violência.

A subdefensora pública-geral, Emmanuela Saboya, destaca a importância dos parceiros na oferta de serviços para mulheres em situação de vulnerabilidade, visando o acesso à justiça, proteção legal e promoção de direitos. O evento acontece mensalmente na primeira segunda-feira de cada mês, e a 10ª edição, excepcionalmente, será realizada em uma sexta-feira (8/3) em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Durante as oito edições de 2023, o Dia da Mulher realizou 4,6 mil atendimentos, fortalecendo sua missão de oferecer suporte a mulheres em situação de risco.

Please follow and like us:
Pin Share

About Author

RSS
Follow by Email