Blog do Ataíde

Notícias de interesse social

Aluno autista que teve braço quebrado por PM está em choque, diz mãe

Material cedido ao Metrópoles

Caso aconteceu na 3ª, em escola especial do Guará. Após o episódio, estudante teve de passar por cirurgia para colocação de pinos de titânio

Mãe do estudante autista que teve o braço quebrado por um professor temporário que também é policial militar, a universitária Angélica Rego Soriano, 35 anos, contou ao Metrópoles que o filho está em “choque emocional” desde o ocorrido e que, no hospital, gritava quando “qualquer homem se aproximava dele”.

O adolescente de 15 anos estuda no Centro de Ensino Especial 1 do Guará. Ele teve o braço fraturado pelo terceiro-sargento da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) Renato Caldas Paranã, 41. O caso ocorreu na última terça-feira (7/11), durante uma crise do jovem, que tem transtorno do espectro autista (TEA) de nível 3 e de desenvolvimento global (TGD) não verbal.

Após a situação, a vítima foi levada para o Hospital de Base, onde passou por cirurgia para colocação de pinos de titânio. O paciente recebeu alta na sexta-feira (10/11).

Angélica relatou que o militar teria imobilizado o adolescente, em vez de tentar acalmá-lo. “A vice-diretora disse que pediu várias vezes para [Renato] parar, mas ele não soltava meu filho. E ele não prestou socorro. Mesmo com meu menino no chão, com o braço quebrado, o professor continuava brigando. Então, outros educadores ajudaram e acionaram os bombeiros”, contou a mãe do estudante.

Ao Metrópoles Angélica detalhou que, após o episódio, um grupo de mães disse a ela que Renato “era muito ríspido com crianças especiais”. “Meu filho não é uma pessoa agressiva, mas, ultimamente, estava resistente. Cheguei a ir à escola dele para saber o motivo disso, porque ele estava diferente. Toda terça-feira não queria ir para o colégio, justamente nos dias em que tinha aula com esse professor”, completou Angélica.

Material cedido ao MetrópolesImagem colorida de um frame de conversa no Whatsapp - Metrópoles

Depois do caso, a mãe recebeu apoio da escola e que a vice-diretora passou mal, porque havia pedido ao professor que soltasse o adolescente, mas Renato não atendeu ao pedido da chefe. “Ela ficou muito nervosa. Agora, está todo mundo abalado e triste com o que aconteceu”, disse Angélica.

“Além disso, a gente estava em um momento de dificuldade, no Hospital de Base, quando uma mulher se apresentou como Patrícia e disse ser conhecida do Renato. Ela disse para compreendermos o que ele fez e que quem sofria, na verdade, não era meu filho, mas o professor. Ela começou a nos oferecer dinheiro, mas não queremos isso. Queremos justiça. Esse policial é completamente despreparado para agir com uma criança”, desabafou a universitária.

Professor temporário desde agosto

Metrópoles apurou: Renato começou a dar aulas na escola em agosto último, segundo o Portal da Transparência do Governo do Distrito Federal, pois recebeu proventos como professor em setembro. O terceiro-sargento da Polícia Militar (PMDF) estava na função para substituir uma professora de informática, que está afastada.

A vice-diretora também contou à polícia que pediu para o PM interromper a ação, mas ele não teria acatado as ordens da gestora. Ao sair para pedir ajuda a uma psicóloga, a educadora ouviu um “grito muito alto”, que a fez voltar. Nesse momento, encontrou o adolescente caído ao chão, com o braço quebrado.

Afastamento da escola

Em nota, a SEEDF informou que o professor foi afastado. “Por meio da Coordenação Regional de Ensino do Guará, a direção realizou o primeiro acolhimento [do aluno] e, imediatamente, o Corpo de Bombeiros foi acionado, o qual prestou os primeiros atendimentos ao estudante. Em seguida, ele foi encaminhado para o hospital, acompanhado pela diretora, por uma professora e pela avó”, comunicou a secretaria.

“Acidente”

Em nota, a PMDF considerou o caso um “acidente” e informou que a situação “ocorreu após o professor, concursado da Secretaria de Educação do Distrito Federal, ter sido chamado para ajudar na contenção de um aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nível 3 não verbal”.

“[O estudante] estava em crise nervosa, agredindo outros alunos e funcionários. Durante o atendimento, ele teve uma segunda crise nervosa, desequilibrou-se e caiu. Antes da queda, o professor tentava acalmá-lo e, por isso, segurava o braço dele, visando impedir que se machucasse ou ferisse outro aluno. A lesão teria ocorrido nesse contexto. O professor, de imediato, realizou os primeiros-socorros e solicitou apoio do Corpo de Bombeiros Militar”, comunicou a PMDF.

A corporação mencionou, ainda, que a Emenda Constitucional (EC) nº 101/2019 autoriza acumulação de cargos públicos por militares. “A PMDF esclarece que tomou ciência da situação por meio desta demanda [do Metrópoles]. No entanto, frisa-se que o ocorrido não se deu em atividade policial militar”, enfatizou.

A defesa de Renato Caldas Paranã não havia sido localizada até a mais recente atualização desta reportagem. O espaço segue aberto para eventuais manifestações.

Please follow and like us:
Pin Share

About Author

RSS
Follow by Email