Nas redes sociais, o presidente Lula, ministros e aliados adotam tom mais informal e aumentam alcance das publicações
Após a reunião ministerial da última segunda-feira (18/3) e sob a pressão da piora na avaliação do governo em pesquisas de opinião, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ministros de Estado passaram a adotar um novo tom nas redes sociais.
Esse novo tom pôde ser visto na terça-feira (19/3), quando as contas oficiais do presidente no X (antigo Twitter) e Instagram publicaram vídeo que foge do usual estilo institucional. Nele, Lula aparece de regata e shorts do Corinthians, alternando entre caminhada e corrida enquanto conversa com o público.
Outra mudança é a gravação com legendas. A estratégia deu resultado, e o vídeo teve cerca de 14 milhões de visualizações e 80 mil comentários, somadas as duas redes, o que é bem acima da média de engajamento das postagens de Lula.
Uma publicação semelhante havia sido feita em novembro. Nela, Lula aparece também de roupas atléticas, mas chutando uma bola após a cirurgia feita no quadril, em setembro. O impacto de 8 milhões de visualizações, apenas no X, do vídeo em clima “fitness”, como diz a legenda, havia sido o maior desde a cerimônia de posse, em janeiro.
Ministros respondem
A quarta-feira (20/3) nas redes sociais do governo seguiu o embalo obtido na terça, com o post da corrida do presidente. Ministros publicaram vídeos também com legendas, músicas e outras intervenções na tela para capturar mais atenção.
O ministro da Educação, Camilo Santana, e o líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), também publicaram vídeos se exercitando em resposta à publicação do presidente.
“Presidente Lula, seguindo seu exemplo, comecei o dia cuidando da saúde”, escreveu o ministro da Educação na legenda da postagem. A filmagem ainda contou com a participação do ministro dos Transportes, Renan Filho, que também fazia seu exercício matinal.
O chefe do Executivo reagiu à publicação: “Isso, ministros. Exercícios físicos para termos ainda mais disposição para trabalhar pelo Brasil”, comentou.
O resultado da estratégia pode ser visto nos números. A publicação de Camilo Santana no X alcançou mais de 120 mil visualizações, o maior índice do mês de março.
Já o ministro Carlos Fávaro apostou em uma linguagem mais jovem. O titular da Agricultura e Pecuária publicou uma montagem com um discurso do presidente, na qual ele fala que recebe constantes ligações de Fávaro para tratar da abertura de novos mercados. O vídeo simula as ligações de Fávaro, além de usar músicas, trazendo um ar de descontração.
Veja:
Pesquisas de opinião divulgadas no início de março apontam uma queda na aprovação do presidente Lula. O chefe do Executivo viu a popularidade cair, sobretudo entre mulheres e evangélicos. Esse último público foi impulsionado pelas declarações do petista sobre a ofensiva de Israel na Faixa de Gaza.
Além disso, um levantamento da consultoria Ativaweb mostrou que, apesar dos problemas na Justiça, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ainda mantém o domínio nas redes sociais em comparação às páginas de Lula.
Segundo a pesquisa, Bolsonaro tem taxa de engajamento de 1,4%, contra 0,44% do atual presidente.