Na tarde desta quarta-feira (5), Silvio Santos conversou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao telefone. A ligação aconteceu quando duas de suas filhas, Daniela Beyruti e Patrícia Abravanel, foram encontrar com o chefe do governo brasileiro no Palácio do Planalto, em Brasília.
De acordo com a coluna de Cristina Padiglione no Splash, o objetivo da reunião era apresentar o petista à Beyruti, vice-presidente do SBT. O encontro também contou com a participação do ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, e de Roberto Franco, vice-presidente institucional da emissora do dono do baú.
O encontro de Patrícia e Daniela com Lula sinaliza que o canal paulistano está pronto para mudar a programação. Para o SBT, isso é conveniente, já que, além de um eventual receio de risco na renovação de concessão dos canais, também existe a publicidade oficial distribuída pelo governo federal.
Durante o comando de Temer, a emissora recebeu um aumento de seu percentual no total da verba publicitária do governo, exibindo campanhas sobre saúde, educação, aposentadoria, Caixa Econômica, Banco do Brasil e outras pastas. A participação do canal de Silvio Santos nessa conta ainda aumentou na era Bolsonaro.
“A minha concessão de televisão pertence ao governo federal, e eu jamais me colocaria contra qualquer decisão do meu ‘patrão’, que é o dono da minha concessão. Nunca acreditei que um empregado ficasse contra o dono, ou ele aceita a opinião do chefe, ou então arranja outro emprego”, disse Silvio Santos em 2020, quando recebeu Bolsonaro em sua casa.